terça-feira, 21 de junho de 2011

Educadores participam de curso de prevenção ao bullying

Gestores e coordenadores pedagógicos de Itanhaém participaram na última quinta-feira (16) e sexta-feira (17) do curso ‘BULLYING ESCOLAR: Disciplina, Indisciplina e Ato Infracional’ com o objetivo de planejar ações que permitam minimizar os efeitos do bullying dentro do ambiente escolar e familiar. A capacitação foi realizada no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE).

Ministrado pela pedagoga Liane Koffke, atualmente exercendo a função de Gerente de Programas de Saúde Escolar na Secretaria de Educação de Blumenau, os educadores receberam sugestões de como lidar com situações que envolvam o bullying no ambiente escolar. E ainda, discutiram maneiras de desenvolver ações que estimulem a não-violência na unidade escolar.

Dentre as estratégias mais adequadas para a redução do fenômeno nas escolas estão: como proceder se a intervenção pedagógica não surtir efeito; etapas para implantar um programa de enfrentamento ao bullying escolar (MPSC); principais normativas legais que proteja a criança e o adolescente das práticas de bullying; instrumentos para pesquisa e leitura: indicação de sites, livros, filmes, folders, cartazes, questionários e cartilhas.

“Esse curso de formação propicia um olhar crítico e atento sobre o fenômeno bullying escolar, fazendo com que o educador reavalie sua prática e postura, ajustando assim, seu papel de acordo com a realidade dos alunos, para que possam desbravar as barreiras que permeiam a relação entre educador e educando”, ressalta a orientadora educacional Daila Stefania D. Fernandes.

Ao final, os participantes receberam uma apostila contendo todas as informações repassadas em curso. O coordenador do Programa Social Escolar Damião Avelino da Silva avalia a capacitação como uma forma de elucidar ainda mais o conhecimento. “Foi muito bom ter participado, porque ampliou nossa visão através de exemplos reais, vividos em nosso cotidiano”.

PROJETO DE LEI A repercussão de casos de bullying na rede escolar motivou o presidente da Câmara, Marco Aurélio Gomes, a apresentar projeto de lei que institui medidas de combate aos atos de violência e constrangimento nas escolas municipais e particulares de Itanhaém. A chamada “lei antibullying” foi aprovada por unanimidade na sessão plenária do dia 23 de maio. A iniciativa do vereador foi motivada por grupos de pais que solicitaram ações do poder público para diagnosticar e combater casos de bullying na rede municipal. O projeto de lei vai agora para sanção do Executivo.

0 comentários:

Postar um comentário