domingo, 26 de dezembro de 2010

ACAI e Legislativo buscam atuação conjunta em 2011

Eliseu, pela ACAI, e Marco Aurélio, pela Câmara, querem aproximação entre iniciativa privada e o poder público

Na foto: Marcelo Zanirato (Restaurante Calipso),
Djalma Silva (Gráfica Ideal), Prof. André Castro (economista),
Marco Aurélio, Romeu Sciamarella (Marmoraria Romarco),
Cézar Alves Henriques (Zion Arquitetura) e Eliseu, presidente da ACAI

Reunidos na última semana, na sede da Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), o presidente eleito da Câmara, Marco Aurélio Gomes (PTB) e diretores da ACAI definiram formas de atuação conjunta a partir de 2011. O presidente da ACAI, Eliseu Braga Chagas, apontou a necessidade de uma maior interlocução entre a iniciativa privada e o poder público.

“Temos muita coisa pra discutir. O comércio está crescendo, só que ainda precisamos desatar alguns nós que travam o desenvolvimento do turismo, do setor hoteleiro, enfim, segmentos que têm tudo a ver com a nossa vocação balneária”, destacou Eliseu.


Por sua vez, Marco Aurélio garantiu que o Legislativo vai se adiantar a algumas discussões importantes para o crescimento sustentável. “Queremos algo comum, que é o progresso. Tudo o que precisamos é articular as mudanças e adequações para preparar a cidade para o futuro”, concluiu o presidente eleito da Câmara.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Vereadores buscam espaço no centro das decisões regionais

A União de Vereadores formula propostas a serem inseridas na pauta dos debates regionais a partir de 2011 

Representantes da União de Vereadores da Baixada Santista (UVEBS) almoçaram com o presidente eleito da Câmara Municipal, Marco Aurélio Gomes dos Santos (PTB). A reunião aconteceu ontem (16).

A conversa serviu para elaborar a pauta de atividades da instituição a partir de fevereiro, no retorno do recesso legislativo. 

O vereador de Praia Grande, Leandro Rodriguez Cruz, o Leandro do Avelino, que preside a entidade, informou que os encontros estão sendo promovidos agora que estão sendo definidas das mesas diretoras para o próximo biênio. “Queremos antecipar para os novos presidentes os objetivos para 2011”. 

Marco Aurélio se colocou à disposição da UVEBS e solicitou que a pauta de 2011 inclua no debate a implantação de um aterro sanitário, de caráter metropolitano. “Na verdade, precisamos acelerar esta questão, que já foi inclusive mencionada pela Agência Metropolitana (AGEM), mas sem a participação dos legislativos municipais no debate”. 

Presente à reunião o vereador itanhaense Rogélio Salceda, que integra o Conselho Fiscal da UVEBS. Ele entende que a metropolização da saúde é uma questão que precisa ser discutida com mais disposição na Baixada Santista. “É um dos temas que vou apresentar no nosso primeiro encontro de 2011”. 

Também participou do almoço o vereador de Mongaguá, Rafael Redó, que foi um dos articuladores da UVEBS no início de 2010. “A União de Vereadores está com muita disposição de debater os problemas comuns da região”. 

Mais informações sobre as atividades da União de Vereadores podem ser obtidas no site www.uvebs.com.br.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Marco Aurélio afirma que é hora de aproveitar a maré positiva

PROPOSTAS - O presidente eleito da Câmara acredita que a economia local terá um desempenho excelente em 2011 

O crescimento sustentável das cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista deverá ser a pauta principal da agenda política de 2011. Esta é a afirmação do vereador e presidente eleito da Câmara, Marco Aurélio (PTB) com base na expectativa anunciada nos últimos dias pelo empresariado regional e pela mais recente pesquisa do nível de confiança do consumidor divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

“A aposta é que 2011 será um ano muito bom para a economia local, principalmente se levarmos em conta as perspectivas que se abrem por conta do pré-sal. Os investidores, os grandes empresários, os governos federal e estadual já sinalizaram que haverá maior aporte de recursos na região”, afirmou o vereador. 

Em recentes reportagens na grande mídia, a Baixada Santista também é apresentada como a “bola da vez” pelo mercado imobiliário e setor de serviços. “A cada dois meses as petrolíferas descobrem uma bacia gigante de gás ou petróleo. O mundo todo está de olho na região”, definiu Marco Aurélio. 

“Por conta disso, é fundamental definir estratégias de desenvolvimento que facilitem a toda população o acesso às oportunidades de qualificação e aos empregos que serão gerados no Município”, ressaltou o vereador, lembrando que Itanhaém vem se destacando nos últimos meses pela quantidade de vagas geradas no comércio e na prestação de serviços. 

Disposto a contribuir com este processo, o vereador já tem um conjunto de ações previstas para 2011, que serão deflagradas a partir de sua posse na presidência da Câmara, em 1º de janeiro. “O objetivo é colocar o Legislativo à disposição desta nova fase de desenvolvimento do Município, não apenas deliberando sobre as ações do Executivo como também tomando a iniciativa quando a ocasião exigir”, garante Marco Aurélio, que considera este novo ciclo econômico uma oportunidade para corrigir erros do passado. 

Segundo ele, ao longo de sua história, Itanhaém teve momentos de grande prosperidade, como na época da banana, nos anos 40 e depois, nos anos 70, com a construção civil. “Infelizmente, não houve acompanhamento adequado e o legado que ficou foi de muitos problemas sociais. Agora será diferente, temos que aproveitar a maré positiva e crescer com sustentabilidade. É uma tarefa de todos nós”.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal